👐Para entendermos o que ocorre no dedo em gatilho precisamos conhecer um pouco sobre anatomia das nossas mãos, um sistema que encanta por sua perfeição e engenhosidade.
.
A maioria dos músculos que movem nossos dedos localizam-se no antebraço, próximos ao cotovelo, eles emitem o que chamamos de tendão, cabos, que vão até a ponta dos dedos para realizar o movimento de flexão ( dobrar os dedos) e extensão ( esticar os dedos). Para que não forme algo parecido com um arco e flecha ao dobrarmos os dedos, a natureza, sabiamente, desenvolveu um sistema de polias por onde os tendões passam e deslizam perfeitamente.
.
✌️No dedo em gatilho, ocorre uma inflamação dentro desse túnel, que leva ao aumento de volume do tendão, assim, ao realizar o movimento de fechar a mão, o tendão fica preso na primeira polia na base do dedo, impedindo a abertura do dedo afetado.
.
Em casos iniciais ocorre dor, com a progressão da doença o dedo pode travar mas se consegue esticar o dedo após o travamento. Nos casos mais graves, o dedo pode não esticar ou não dobrar mais, necessitando intervenção cirúrgica pelo especialista em mãos.
.
A cirurgia consiste em abrir a primeira polia, cuidadosamente (para não lesar o tendão ou o nervo digital) permitindo que o tendão corra livremente! ✊🤚