Dr. Rafael Marangoni – Cirurgião de mão em Taubaté

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Área do Paciente

Aqui na área do paciente você poderá encontrar
mais informações sobre sua cirurgia e orientações

Preparei algumas orientações Pré operatórias para facilitar os cuidados no dia da sua cirurgia:

  1. Após autorização do convenio, ligar para o consultório e confirmar com as nossas secretárias dia e horário da cirurgia.
  2. Comparecer ao hospital da cirurgia com 1 hora de antecedência da hora marcada para a cirurgia.
  3. Permanecer em jejum por no mínimo 8 horas antes da cirurgia, não comer nem beber nada! Nem água é permitido. Isso é importante para garantir a segurança durante a anestesia.
  4. Em caso de uso regular de medicações (por exemplo: anti-hipertensivos) , estas devem ser tomadas normalmente com uma pequena quantidade de água necessária para engolir.
  5. Informar ao cirurgião ou ao anestesista sobre doenças prévias ou uso crônico de medicamentos como anticoagulantes ou antiinflamatórios.
  6. Deixe em casa seus objetos de valores como jóias, relógios, etc…
  7. Leve todos os seus exames pertinentes ao hospital. ( Rx, Ultrassom, Ressonância, tomografias, exames laboratoriais, etc…)
  8. No dia da cirurgia o paciente deve ir com um acompanhante.
  9. Pacientes ambulatoriais não devem dirigir após o precedimento.
  10. Não é necessário raspar os pelos da área a ser operada. Esse procedimento, se necessário, será realizado por nós momentos antes da cirurgia. Dessa forma, reduzimos o risco de infecção na cirurgia.

Dúvidas irão surgir, não hesite em nos perguntar!

Até o dia da cirurgia

A seguir encontram-se algumas orientações pós operatórias que preparei para facilitar os cuidados após sua cirurgia:

  1. Após a cirurgia, o paciente estará com um curativo volumoso que deverá permanecer fechado até a primeira consulta pós operatória caso se mantenha limpo (não suje de sague).
  2. Mantenha seu curativo limpo e seco. Utilize uma sacola plástica ou filme de PVC ( aqueles que utilizamos na cozinha) para enrolar o membro operado e não molhar no banho. Caso molhe, entre em contato no consultório para realizar a troca do mesmo.
  3. O paciente deverá entrar em contato com as secretárias do consultório para agendar seu retorno pós operatório uma semana após a cirurgia, na data orientada na alta.
  4. Essa primeira semana deverá ser de repouso! Devendo, apenas, realizar os exercícios de mobilização orientados na alta.
  5. Faça uso dos medicamentos prescritos corretamente! É esperado sentir dor após a cirurgia, os medicamentos prescritos servem para ajudar a controlar essa dor.
  6. Porém se apresentar uma dor insuportável, que não melhora após os remédios, entre em contato comigo pelo meu celular.
  7. Mantenha sempre que possível o membro operado elevado (acima do peito). Essa medida irá ajudar a diminuir o inchaço que pode ocorrer.
  8. Para manter o braço elevado enquanto dorme, utilize 2 travesseiros e 2 toalhas. Enrole os travesseiros com as toalhas colocando o braço por dentro. Assim seu braço sempre estará elevado e em uma posição confortável.
  9. Se houver inchaço, coloque gelo por 20 minutos de 3/3 horas. Tome cuidado para não molhar o curativo ou a tala! Utilize um plástico para evitar molhar.
  10. Mantenha a ferida sempre limpa e seca. Após a retirada dos pontos lave com água e sabão neutro.
  11. Utilize a tala conforme orientação na alta hospitalar.
  12. Compareça a todos os retornos! A cirurgia é somente parte de um processo de reabilitação que levará meses para se concluir.

Dúvidas irão surgir, não hesite em me perguntar!

Boa recuperação!

Exercícios para as
Mãos operadas

  1. Bico do pato: realizar um movimento como um bico de um pato.
  2. Garra: Dobrar os dedos formando uma garra.
  3.  a) Punho cerrado: realizar movimento de fechar o punho e abrir. Sem dobrar as ultimas juntas dos dedos.
  4.  b) Punho cerrado: Realizar movimentos de fechar o punho e abrir dobrando todas as juntas dos dedos.
  5. ”O”: Realizar um O entre o polegar e cada um dos dedos.
  6. Abrir e Fechar os dedos lateralmente.
Exercícios para as mãos