O que eu sinto?
É muito comum meus pacientes com síndrome do túnel do carpo chegarem ao consultório com um quadro de dores nas mãos, associada a formigamentos dos dedos, especialmente à noite, alguns até chegam a acordar à noite com o formigamento, sendo necessário balançar o braço para ter um alívio. Esse sintoma noturno já nos revela um sinal de maior gravidade da doença.
O que causa o formigamento ?
A parestesia, nome médico para o formigamento, é um sintoma geralmente associado à compressão de algum nervo.
Nas mãos, esse sintoma é frequentemente secundário à compressão do nervo mediano no túnel do carpo (punho), também conhecida como síndrome do túnel do carpo.
O que é o túnel do carpo?
O túnel do Carpo consiste em uma região anatômica no punho formada por uma fileira de ossos em sua base e nas laterais, que são ligados pelo ligamento transverso do carpo ( figura abaixo), formando literalmente um túnel fechado por onde passam o nervo mediano e os tendões flexores.
O que acontece na síndrome do Túnel do Carpo?
Condições que levam a um aumento de volume nessa região como uma inflamação levam à um consequente aumento da pressão ( pois trata-se de um compartimento fechado) e à compressão desse nervo, que passa a sofrer.
Esse aumento da pressão oclui os vasos sanguíneos microscópicos que levam sangue e nutrientes para o nervo, com isso algumas fibras do nervo vão “morrendo”.
Quanto maior o tempo de compressão mais fibras serão perdidas, podendo levar a alterações irreversíveis inclusive com perda de movimentação nas mãos.
Como tratamos a sindrome do túnel do carpo?
O tratamento depende do grau de compressão do nervo, iniciando sempre pelo tratamento conservador com fisioterapia e uso de órteses.
Quando os sintomas persistem após um tratamento conservador bem feito ou em casos graves, o tratamento cirúrgico é necessário.
Como é feita a cirúrgia de liberação do túnel do carpo?
A liberação cirúrgica do túnel do carpo consiste na abertura do ligamento transverso do carpo e com isso a descompressão do Nervo Mediano ao nível do punho.
Quais as técnicas existem?
O tratamento pode ser realizado com a técnica clássica, ou seja, via aberta com uma incisão de 2-3 cm na palma da mão. ou por via endoscópica, com auxílio de uma câmera e uma incisão na prega do punho de aproximadamente 1,5cm. ( veja o vídeo abaixo).
Ambas as técnicas possuem resultados excelentes, mesmas taxas de complicações, ficando a escolha da técnica a cargo do paciente. Muito cuidado deve ser tomado durante a liberação para que não haja lesão do nervo mediano ou de seus ramos, pois poderá causar importante dor após a cirurgia.
O procedimento demora?
O procedimento dura em torno de 20-30 minutos e geralmente é realizado com anestesia local e uma sedação ( medicação para dormir), o que diminui os riscos de possíveis complicações anestésicas e aumenta o conforto do paciente durante o procedimento.
Quais cuidados tenho que ter no pós-operatório?
Os cuidados no pós-operatório são simples, o curativo da sala cirúrgica deve ser mantido fechado até o retorno se limpo. Após uma semana iniciamos a realização dos exercícios e o trabalho junto à fisioterapia. Os pontos retiramos com 14 dias pós-cirurgia.
O retorno às atividades depende de cada paciente, sendo em média 20-30 dias após o procedimento.
Agora que você ja sabe tudo sobre o túnel do carpo, venha me fazer uma visita!
Dr. Rafael Campos Fróes Marangoni
Ortopedia e traumatologia
Cirurgia da mão e microcirurgia